PARTIDA DE MOTOR ELÉTRICO COM REVERSÃO
AUTOMATIZAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS
RELATÓRIO II – PARTIDA DE MOTOR ELÉTRICO COM REVERSÃO
RIO DE JANEIRO
2014
1. INTRODUÇÃO
Caracteriza-se como partida de motor elétrico trifásico a forma pela qual é concebida a alimentação elétrica ao motor de forma direta ou indireta para que este venha a iniciar seu funcionamento.
Todo sistema de partida de motores é representada a partir de um diagrama elétrico multifilar e um diagrama elétrico funcional. Sendo que o diagrama elétrico funcional recebe o nome de diagrama de comando e é responsável pela lógica de acionamento dos e o diagrama multifilar também é conhecido como diagrama de potência ou diagrama de força, este receberá as cargas que serão acionadas pelo sistema trifásico, por exemplo, os motores elétricos trifásicos.
2. OBJETIVO
O objetivo deste relatório é explicar o funcionamento manobra de motores com reversão do sentido de giro.
3. DISPOSITIVOS DE COMANDO DA PARTIDA DE MOTORES A primeira particularidade em manobra de motores, é a divisão do circuito em comando e potência para proteção dos operadores. No comando geralmente se encontra a bobina do contator principal de manobra do motor. O circuito de comando também tem as funções de selo, intertravamento, sinalização, lógica e medição. A tensão de comando pode ser contínua ou alternada. Determinada a tensão de comando, todos os elementos de acionamento devem ser comprados para esta tensão.
São elementos de acionamento: bobinas dos contatores principais e auxiliares, relé térmico, lâmpadas de sinalização, temporizadores, entre outros.
(a) Contator Telemecanique (b) Relé térmico Telemecanique
4. SIMBOLOGIA GRÁFICA Em um comando, para saber como estes elementos são ligados entre si é necessário consultar um desenho chamado de esquema elétrico. No desenho elétrico cada um dos elementos é representado através de um símbolo. A simbologia é