Fenilcetonúria
O que é fenilcetonúria
A fenilcetonúria é uma desordem do metabolismo herdada que causa problemas intelectuais e de desenvolvimento se não tratada. Na fenilcetonúria o corpo não consegue processar uma porção da proteína chamada fenilalanina, a qual está em quase todos os alimentos. Se o nível de fenilalanina ficar muito alto, o cérebro pode ser danificado.
Sintomas da fenilcetonúria
Bebês com fenilcetonúria podem parecer normais ao nascimento. Pela idade de 3 a 6 meses, eles começam a perder interesse no que está à sua volta. Pela idade de 1 ano, eles têm desenvolvimento atrasado e menos pigmentação. Se a fenilalanina não for restrita na dieta, a pessoa com fenilalanina pode desenvolver problemas sérios intelectuais e de desenvolvimento.
Tratamento para fenilcetonúria
O tratamento mais eficiente para fenilcetonúria é uma dieta especial, que ajuda a controlar a quantidade de fenilalanina consumida (alguma fenilalanina é necessária para o crescimento e desenvolvimento). Pessoas com fenilcetonúria que seguem essa dieta a partir do nascimento, ou logo depois, se desenvolvem normalmente e freqüentemente não apresentam sintomas
Dieta para fenilcetonúria
A dieta para fenilcetonúria inclui frutas, verduras e alguns alimentos com pouca proteína como pães, massas e cereais. A dieta também pode incluir fórmula especial, feita sem fenilalanina, para beber e ingerir as vitaminas e minerais necessárias que não são obtidas pelos alimentos.
De modo geral, pessoas com fenilcetonúria não podem comer alimentos ricos em proteínas, como carne, leite, ovos e nozes. É recomendado que a pessoa com fenilcetonúria siga a dieta por toda a vida para se manter saudável e prevenir o declínio da função mental.
Mulheres grávidas com fenilcetonúria
As mulheres grávidas com fenilcetonúria precisam controlar o nível de fenilalanina na dieta desde que decidiram engravidar até por toda a gravidez. Altos níveis de fenilalanina no sangue podem causar problemas de