Feminismo Nosso de Cada Dia
FEMINISMO NOSSO DE CADA DIA
Inferiorização feminina, igualdade de gênero e a opressão.
São Paulo
2014
ETEC CIDADE TIRADENTES
FEMINISMO NOSSO DE CADA DIA
Inferiorização feminina, igualdade de gênero e a opressão.
Nomes dos alunos: Isaac Emanuel Avelino Tainá Moreira Ferreira
Artigo solicitado para a disciplina de LPL Língua Portuguesa e Literatura, sob a orientação do Profº Luciano.
São Paulo
O FEMINISMO NOSSO DE CADA DIA.
Inferiorização feminina, igualdade de gênero e a opressão.
Resumo. Este artigo irá sintetizar o feminismo e sua atuação como movimento social, sua história, causas defendidas e as algumas das transformações ocorridas no mesmo ao longo do tempo para abranger o direito das mulheres e sua participação na luta pela igualdade dos gêneros social, política e econômica.
PALAVRAS-CHAVE: feminismo, direito da mulher, gênero, igualdade.
Desde os primórdios da humanidade, a mulher vem sendo colocada em uma posição secundária em relação ao homem e na construção da sociedade.
Isso se agrava com o incentivo religioso cristão, onde a existência de Eva derivou-se da costela de Adão, formando assim a ideia de que a mulher inferior ao homem, e ainda é tentado pela mesma a comer o fruto proibido, ou seja, fazendo com que ela seja vista como a culpada pelos pecados cometidos por ambos.
Com isso, o machismo camufla-se nas instituições, com comentários ” inocentes”, que, por mais que não tenham intenção, agrava, e muito a opressão.
Com a constante desinformação e comodismo das pessoas que conhecem superficialmente o assunto e acabam recebendo de forma incorreta e distorcida da palavra “feminismo”. Em algumas situações o feminismo é usado como algo