Sistema de Apoio ao executivo
Os sistema de apoio ao executivo (SAE) “abordam decisões não-rotineiras que exigem bom senso, avaliação e percepção, uma vez que não existe um procedimento previamente estabelecido para se chegar a uma solução”. (LAUDON; LAUDON, 2006 ,p . 46)
O’Brien (2004, p. 292) classifica SAE, como um sistema de informação executiva (EIS), no qual “são sistemas de informação que combinam muitas muita características do sistema de informação gerencial e dos sistema de apoio a decisão “.
Para Meyer, Baber e Pfaffenberger (2000), esse sistema filtra as informações críticas, de modo que as tendências globais fiquem evidentes e apresentam essas informações numa interface gráfica e fácil de utilizar.
Para obter informações úteis aos executivos e para redução de tempo e esforço desses mesmos, esse sistema filtra, comprime e rastreia dados críticos. Este sistema proporciona uma capacidade generalizada de computação e comunicações que podem ser aplicados a diversos problemas dos quase estão se alterando. Hoje esse sistema pode reunir informações de todos os departamentos de uma organização possibilitando aos que gerentes selecionem, acessem e modelem essas informações conforme suas necessidades utilizando ferramentas de fácil uso. Esse sistema pode auxiliar a alta administração a monitorar o desempenho organizacional, rastrear as atividades de concorrentes , localizarem problemas, identificar oportunidades e prever tendências. (LAUDON ; LAUDON, 2006).
Esse sistema fornece informações críticas em quadros e de fácil visualização, para uma diversidade de gerentes. (O’BRIEN,2004).
Verifica-se a necessidade de análise conceitual sobre o sistema de informação financeira, para uma melhor compreensão do trabalho.