Ideologia feminista
IDEOLOGIA FEMINISTA: FEMINISMO
Conceito:
Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como metas e direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana, por meio do empoderamento feminino e libertação de padrões opressores baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias advogando pela igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, (incluindo a licença-maternidade e salários iguais), e todas as outras formas de discriminação.
Michel Foucault (1926-1984) foi um historiador e filósofo francês, associado à estruturalistas e pós-estruturalista de movimentos. Michel Foucault, em seu O sujeito e o poder (1995), analisa o que há de comum entre vários movimentos, incluindo a oposição ao poder dos homens sobre as mulheres, em suma, são oposições à administração do modo de vida das pessoas viverem, das relações interpessoais e a organização política e social. Em primeiro lugar, ele considera que essas lutas são lutas transversais, elas não se limitam a um país especifico, nem a um tipo de particular de governo político ou econômico, mas são lutas globais pois a gênese da relação de poder são as construções sociais feitas a partir da diferenciação sexual anatômica, exige-se que o macho humano performatize um gênero