Feminino nas profissões
Autor : Jane Baptista Quitete Octavio Muniz da Costa Jane Marcia Progianti
Metodologia: resumo tem por base o artigo feminino nas profissões, buscará fazer uma reflexão sobre as Mulheres no mercado de trabalho, conflito entre homens e mulheres questões de gênero e poder, o trabalho será apresentado em aula através de slide e debatido com os demais grupos.
Período retratado: desde a idade Média até os tempos atuais.
Considerações Iniciais:
O tema teoria das profissões tende o objetivo de abordar as questões do conflito entre homens e mulheres, com isso propõe uma reflexão sobre o conceito das profissões, mostrando o mercado de trabalho, definindo uma compreensão das relações entre homens e mulheres , possibilitando uma abordagem das relações sociais em um todo.
Já na enfermagem a questão de gênero tem uma importância singular, pois os conflitos profissionais tem provado mudanças nas praticas profissionais, fazendo com que ambos os profissionais passam a ser sujeitos.
Com isso, este estudo tem a finalidade de influenciar positivamente as mulheres, para que as mesmas reconheçam o papel importantíssimo que possuem para sociedade.
Desenvolvimento: O artigo fornece uma diferenciação entre profissão e ofício. Profissão é sinônimo de ocupação e diz respeito ao trabalho especializado pelo qual uma pessoa ganha a vida numa economia de troca. Já ofício refere-se à ocupação criada da relação entre o homem com elementos da natureza, sua função era assegurar de inicio a manutenção da vida para depois melhorar suas condições. É importante ressaltar que “profissão “é um rótulo socialmente valorizado, possibilita recompensas sociais, econômicas e políticas.
(Mulher e trabalho)-troca de slide-
Para podermos entender a participação das mulheres no mundo público, será necessário fazer uma busca minuciosa na história, partimos relatando que