Filosofia aplicada ao serviço social
Antes de contextualizarmos a mulher dentro da questão ideológica, da questão da identidade e a questão da representação social é necessário fazer um uma abordagem desses tópicos para que o tema seja exposto de forma mais clara e coêrente.
Se entende por ideologia, assim, Chauí diz:
“Um dos traços fundamentais da ideologia consiste, justamente, em tomar as idéias como independentes da realidade histórica e social, de modo a fazer com que tais idéias expliquem aquela realidade que torna compreensíveis as idéias elaboradas.
A ideologia “é um ‘fato’ social justamente porque é produzida pelas relações sociais, possui razões muito determinadas para surgir e se conservar, não sendo um amontoado de idéias falsas que prejudicam a ciência, mas uma certa maneira da produção das idéias pela sociedade, ou melhor, por formas históricas determinadas das relações sociais” (p. 31).
A ideologia dominante é compreendida da mesma forma pelos que, através dela, dominam e pelos que são dominados? A transmissão desta ideologia é feita da mesma forma, isto é, com as mesmas palavras, para todas as camadas sociais? Na verdade a ideologia surge da necessidade de se explicar o porquê e o para que a sociedade funciona de determinada maneira. E esta explicação geralmente é dada pelo grupo que se beneficia com tal arranjo social e que portanto, para manter taís benefícios precisa justificá-los e legitimá-los histórica e filosoficamente.
Assim podemos perceber onde nasce as trajetórias de lutas sociais de classes com a experiência de formar grupos sociais em