Eficientização Energética
COM ENERGIA ELÉTRICA
Vanderlei Rodrigues Schneider1
Wanderlei José Ghilardi2
Alexandre Pozzatti Guarienti3
RESUMO
Atualmente, com a grande concorrência das empresas, se torna cada vez mais indispensável a redução de custos de uma forma geral na empresa. Esse fato leva a refletir sobre o gasto com energia elétrica, não só na empresa industrial, mas também no comércio, na prestação de serviço, nas instituições de ensino, em organizações militares, entre outras.
Existem várias maneiras de eficientizar e racionalizar o consumo da energia em empresas comerciais e industriais. Simplesmente a alteração da estrutura tarifária pode trazer ao consumidor uma economia significativa. Porém, existem outros fatores que contribuem para essa redução, como a redução do fator de potência e até a combinação de ambos.
Palavras chave: Eficientização; demanda; fator de potência.
INTRODUÇÃO
Referir-se ao custo da energia elétrica é algo que, a princípio, pode ser complexo. Mas, quando se inicia um estudo sobre o assunto percebe-se que, com um pouco de esforço, é possível interpretar e analisar o que será melhor para a empresa no que se refere ao contrato de energia elétrica. Apesar de algumas peculiaridades e conceitos, que fogem à contabilidade mas que são necessários, tem-se a percepção de que a área está sendo pouco explorada por profissionais de maneira geral.
1
Aluno egresso do Curso de Ciências Contábeis – UFSM – e-mail: vrschneider@pop.com.br
Professor/Orientador do Curso de Ciências Contábeis – UFSM – e-mail: wanderlei.ghilardi@smail.ufsm.br
3
Aluno do Curso de Ciências Contábeis – UFSM – e-mail: alexandrepozzatti@gmail.com
2
Na indústria, uma provável redução no gasto de energia traz reflexo diretamente no preço de venda ou de transferência do produto, mas não só nele, também nas despesas fixas da empresa como as de escritórios, refeitórios, isto é, áreas da empresa não ligadas