Fellipe
Fellipe Sanches Silva Luiz Felipe gasparoto Borges Cesar tonelli Stroppa
Introdução
Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Grande Guerra, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga a ser transportada nos navios, além da criação de embarcações específicas, especializadas no transporte de um determinado tipo de carga.
No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Palavras-chave: Transporte marítimo, mercadorias, capacidade
do do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente/SP.
O sistema de transportes e, em especial, o hidroviário marítimo é, por um lado, um reflexo da economia regional/nacional e, por outro, um fator que impulsiona o desenvolvimento. Além disso, o modal é imprescindível para a circulação das mercadorias e para o ganho de escala, sobretudo, internacional. O transporte marítimo é essencial para as importações e exportações brasileiras, gera repercussões macroeconômicas positivas e acelera a reprodução do capital.
O setor marítimo contribui com o processo de internacionalização da economia brasileira, bem como reflete o aprimoramento da logística e as novas lógicas organizacionais e operacionais do setor. Os portos são “nós” do escoamento de mercadorias e fundamentais para a