Resenha do livro "Filho teu não foge à luta: como os lutadores brasileiros transformaram o MMA em um fenômeno mundial", escritas pelo jornalista Fellipe Awi.

1233 palavras 5 páginas
O autor traça a trajetória do esporte, a partir da criação do Jiu Jitsu brasileiro e dos desafios promovidos pela Familia Gracie, para tentar mostrar a superioridade de sua arte, que foi desenvolvida a partir das técnicas de uma arte marcial japonesa chamada Jujutsu. As lutas e eventos do antigo Vale-tudo e as modificações para esportivizar a modalidade foram uma das justificativas fundamentais para o crescimento deste esporte no entendimento do autor, além dos relatos dos personagens que fazem parte desta história. Algumas críticas são feitas de acordo com referências obtidas pelos resenhistas, existindo até algumas discordâncias com os relatos do autor do livro. Awi narra a história, mostrando os brasileiros como principais personagens e peças fundamentais para o surgimento do MMA, além de todo o processo que tornou esta luta em um esporte mais aceito pelo público, retirando a pecha de violento, e que movimenta grandes somas em dinheiro no inicio deste século XXI. A resenha conta as histórias narradas pelo autor, com relatos de personagens famosos do mundo das lutas e que fizeram parte da criação do fenômeno esportivo que está entre um dos que mais cresce no mundo.
O livro dá destaque aos primórdios da modalidade no Brasil e partir disto escolhe contar a história da família Gracie, uma família de lutadores que ao longo das últimas décadas vem sendo associada ao ensino das lutas, sobretudo o que se consolidou como o Jiu-Jitsu. A partir de disputas dadas com destaque pelos jornais em meados da década de mil novecentos e vinte, havia a intenção de provar a eficiência de uma luta criada por esta família, o Jiu-Jitsu Brasileiro, a partir de uma modificação feita das técnicas do Jiu-Jitsu japonês.
Na introdução do livro, o autor narra um causo contado por Royce Gracie, primeiro campeão do UFC, e lutador da família Gracie, mais para exaltar uma tradição de enfrentamentos da referida família do que destacar a importância dos brasileiros na criação do MMA. Fala também

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas