Avaliação Subjetiva Global (ASG)
- O que é?
A avaliação subjetiva global (ASG) é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos.
A Avaliação Subjetiva Global (ASG) tem sido largamente utilizada como triagem nutricional, é um método prático, rápido, não invasivo e não oneroso. Nesta forma de avaliação, realiza-se anamnese, exame físico, avalia-se perda ponderal e grau de estresse, atribuindo-se pontuação para classificação em bem nutrido, desnutrido moderado e desnutrido grave.
- Aplicação
A Avaliação Subjetiva Global pode ser realizada por qualquer observador bem treinado.
Os indicadores convencionais utilizados na prática clínica para avaliação nutricional englobam dados antropométricos (peso, altura, circunferências musculares, índice de massa corpórea, pregas cutâneas), dados bioquímicos (albumina sérica, hemoglobina sérica, proteínas totais, contagem total de linfócitos) e avaliação dietética (anamnese alimentar, recordatório e registro alimentar).
Os métodos convencionais refletem com exatidão o estado nutricional. Face as facilidades de aplicação da Avaliação Subjetiva Global tornou-se de grande valia verificar sua similaridade com métodos convencionais de avaliação nutricional.
- Modelo de ASG
A ASG avalia o estado nutricional a partir de diversos fatores: além da oferta energética, de macro e micronutrientes, avalia também a perda de peso, de massa gordurosa e muscular, ao longo de um determinado período. Em pacientes hospitalizados, a ASG terá o poder de avaliar não apenas o estado nutricional, mas de levar em conta também o estado de saúde geral do paciente, que influi no estado nutricional.
Dois grandes estudos populacionais usaram a ASG para rastrear a desnutrição: o Ibranutri e o Elan. No estudo do Ibranutri (Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar), foi utilizada a avaliação