Linguaguem
-
O QUE É
. É um método essencialmente clínico, em forma de questionário, considerado um método simples, de baixo custo e de grande aceitação na prática clínica. É composto por
Dados que descrevem a perda de peso nos últimos seis meses e as alterações nas últimas duas semanas, mudança na ingestão alimentar, presença de sintomas gastrintestinais significativos, avaliação da capacidade funcional do paciente, demanda metabólica de acordo com o diagnóstico e exame físico (perda de gordura subcutânea, perda de massa magra, edema e ascite)8.
Essa avaliação foi inicialmente desenvolvida para pacientes cirúrgicos e, atualmente, tem sido amplamente utilizada nas demais especialidades clínicas de pacientes adultos.
- COMO E QUANDO UTILIZAR (APLICAÇÃO)
Avaliar o estado nutricional do paciente internado pode ser um desafio, principalmente em entidades onde os recursos humanos e materiais são escassos. Vários estudos mostram a alta incidência de desnutrição intra-hospitalar o que, consequentemente nos leva a uma elevação nos custos hospitalares, aumento no tempo de internação, maiores complicações e mortalidade, evidenciando a necessidade de uma intervenção rápida.
A Avaliação Subjetiva Global (ASG) tem sido largamente utilizada como triagem nutricional, é um método prático, rápido, não invasivo e não oneroso. Nesta forma de avaliação, realiza-se anamnese, exame físico, avalia-se perda ponderal e grau de estresse, atribuindo-se pontuação para classificação em bem nutrido, desnutrido moderado e desnutrido grave.
A Avaliação Subjetiva Global pode ser realizada por qualquer observador bem treinado.
Os indicadores convencionais utilizados na prática clínica para avaliação nutricional englobam dados antropométricos (peso, altura, circunferências musculares, índice de massa corpórea, pregas cutâneas), dados bioquímicos (albumina sérica, hemoglobina sérica, proteinas totais, contagem total de linfócitos) e