Linguaguem
Leia as seguintes afirmações:
I - O nível da linguagem não deve variar de acordo com a situação em que se desenvolve o discurso, é importante que o falante da língua utilize sempre o nível culto.
II - Quem pratica a língua em nível popular não fala de forma errada, apenas fala de acordo com o meio em que vive.
III - Falar errado é não se fazer entender em seu meio ou usar uma variedade inadequada ao ambiente em que se encontra.
IV- Em rigor, ninguém comete erro em língua. O que normalmente se comete são transgressões às regras gramaticais.
De acordo com o que vimos na unidade I – Linguagem e Comunicação – estão corretas as afirmações: A.
II e III. B.
II e IV C.
I e IV D.
II, III e IV E.
Todas as afirmações estão corretas.
0,1 pontos
Pergunta 4
Assinale a alternativa em que todas as palavras da alternativa estão atualizadas conforme o Novo Acordo Ortográfico assinado pelos países lusófonos em 2009: A. Coordenação, co-autor, anti-religiosos, inter-relações, hipermercado, pára-quedas, têm (plural). B. Seqüestro, vôo, pelo, infra-estrutura, linguiça, assembléia, super-racista. C. Tranquilo, ideia, feiura, leem, polos, autoescola, micro-ondas. D. Abençôo, crêem, dêem, enjôo, perdôo, vôo, têem. E. Platéia, apóie, corôo, consequência, pára-quedas, micro-ondas, lêem.
0,1 pontos
Pergunta 5
Leia com atenção cada abordagem para identificar o que leva cada usuário da língua a fazer suas escolhas no ato comunicativo.
1- As variedades de usos da língua dependem, exclusivamente, dos objetivos dos usuários ou falantes da língua.
2- O uso que o falante faz de uma variedade está diretamente relacionado ao interlocutor e a situação, entendendo-se como tal as influências contextuais e extraverbais que cercam o ato da fala.
3- Os fatores situacionais não dizem respeito diretamente ao falante, mas às circunstâncias criadas pela própria ocasião, lugar e tempo, em que o ato de fala se realiza, e