POrtugues e linguaguem
• Tipos de comunicação: A comunicação pode ser unilateral ou bilateral o A comunicação unilateral só exige a atuação de um emissor, enquanto o recetor é passivo. Estão neste caso os locutores dos"mass media" como a rádio e a televisão, o cartaz de parede com as suas mensagens publicitárias e de propaganda, ou aquele quepronuncia uma palestra ou um discurso. A comunicação unilateral à distância, frequentemente, é estabelecida de um emissor paravários recetores, denominando-se, por isso, difusão. É o que sucede com a rádio, a televisão, o cinema e a imprensa escrita. o A comunicação bilateral exige reciprocidade entre o emissor e o recetor, que se veem na necessidade de alternarem os papéis. É oque sucede em todas as conversas, nos diálogos, nas entrevistas e em muitas outras situações. Aqui, os locutores veem-seobrigados a construir ou a alterar a sua mensagem de acordo com os dados que se definem na situação comunicativa. Acomunicação bilateral permite que se estabeleça uma troca de papéis entre emissor e recetor. Chama-se intercâmbio à troca demensagens daí resultante.
• Ruído e Redundância: o Ruido:
Em teoria da informação, designa se por ruído qualquer perturbação que ocorra na transmissão do sinal, tal como uma voz muitobaixa, falta de atenção do recetor, muita informação, linguagem inadaptada ao público ou código mal adaptado. O mecanismocompensatório do ruído designa-se por redundância.
A teoria da comunicação adaptou o conceito de ruído para designar tudo aquilo que perturbe a comunicação linguística. Os ruídospodem afetar o plano da produção da mensagem (perturbações na articulação da fala, dificuldades de pronúncia, casos dehomonímia lexical ou gramatical, etc.), o plano da receção da mensagem (falta de atenção, dificuldade de audição, incompreensãodo código, etc.) ou ocorrer ao nível do canal (cruzamentos de vozes, por exemplo). A mensagem consiste numa mistura de sinal ede ruído. Se a quantidade de sinal for