Linguaguem
A) Verbal: aquela cujos sinais são as palavras
B) Não verbal: aquela que utiliza outros sinais que não as palavras. Os sinais empregados pelos surdos-mudos, o conjunto dos sinais de trânsito, mímica etc. constituem tipos de linguagem não verbal.
LÍNGUA: é a linguagem que se utiliza da palavra para realizar o ato de comunicação. Língua é a linguagem verbal utilizada por um grupo de indivíduos que constitui uma comunidade e, portanto, também é considerada um aspecto da linguagem. A Língua é o lado público e coletivo da linguagem humana, ao passo que a fala é o seu lado privado e coletivo (Ernani Terra).
FALA: é a realização concreta da língua, feita por um indivíduo da comunidade num determinado momento. É um ato individual que cada membro pode efetuar com o uso da linguagem.
NÍVEIS DE LINGUAGEM (NÍVEIS DE FALA)
Em decorrência do caráter individual da fala, podemos observar vários níveis de fala, também chamados níveis de linguagem ou registros:
Vejamos alguns níveis de linguagem:
a) NÍVEL COLOQUIAL-POPULAR: é a fala que a maioria das pessoas utiliza no seu dia-a-dia, sobretudo nas situações mais informais. Caracteriza-se pela espontaneidade, ou seja, quando empregamos o nível coloquial-popular, não estamos muito preocupados em saber se aquilo que falamos está de acordo ou não com as normas estabelecidas pelas convenções que sustentam o uso formal. Veja estes exemplos:
“Sei lá! Acho que tudo vai ficar legal. Pra que então ficar esquentando muito? Me parece que as coisas no fim sempre dão certo”.
Estou preocupado. (norma culta)
Tô preocupado. (língua popular)
Tô grilado. (gíria, limite da língua popular)
b) NÍVEL FORMAL-CULTO OU PADRÃO: é o nível de fala normalmente utilizado pelas pessoas em situações formais, bem como pela grande maioria dos órgãos de imprensa. Caracteriza-se por um cuidado