Biologia
Podemos dizer que cross docking é um processo de distribuição onde não há armazenamento, ou seja, a mercadoria que é recebida logo é redirecionada.
Cross docking designa um processo que é utilizado na distribuição de mercadorias que não podem ser armazenadas, que apenas cruzam o armazém indo direto ao local onde será vendida.
Quando praticada, as operações de cross docking requer muita atenção em suas etapas, onde os produtos são classificados, consolidados e armazenados por pouco tempo ou não armazenados. Quando feita essas etapas, os produtos estão prontos para serem distribuídos.
O processo de cross docking é usado para diminuir o armazenamento, aumentar a ‘’relação’’ entre o fabricante e o fornecedor.
No cross docking o produto chega em um veículo, é separado e encaminhado para outro veículo. Uma aplicação que é muito comum no cross docking, é quando a mercadoria precisa ser entregue em centros urbanos, onde não é permitido a circulação de caminhões de grande porte, assim não podendo ser entregue ao cliente. Esses veículos precisam descarregar seus produtos em um armazém, onde os produtos cruzam o armazém utilizando esteiras, e em seguida, a mercadoria é carregada em caminhões de menor porte, logo em seguida efetuando a entrega.
A maior diferença entre o modelo de processo normal e o cross docking é que no modelo normal, o produto que chegava era armazenado até quando fossem solicitados pelo cliente, já no cross docking, a mercadoria vai chegando de acordo com o pedido do cliente, onde são rapidamente processadas e enviadas, não sendo assim necessário a armazenagem.
2
As mercadorias entram e são recebidas e armazenadas com utilização de uma empilhadeira. Quando é feito o pedido, é usada também a empilhadeira para retirar do armazém e encaminhar o pedido até o meio de transporte.
São vantagens do cross docking a redução de tempo, redução de custos, redução de área física necessária no centro de distribuição,