O que é AGITPROP?
Conjunto de métodos e formas que podem ser utilizados como tática de agitação, denúncia e fomento à indignação das classes populares e politização das massas em processo de transformação social.
Origem
- Segundo Silvana Garcia, em seu livro “Teatro da Militância” lançado em 1990, a expressão “agitação e propaganda” foi criada pelos revolucionários russos.
- Em 1917, numa Rússia pré-revolucionária, o Partido Bolchevique começou a fazer uso dessa expressão. Era preciso organizar os trabalhadores urbanos, os camponeses e os soldados, mas como o território da Rússia era enorme (e ainda o
é), o que eles fizeram? Organizaram duplas e brigadas de agitadores e propagandistas para poder avisar a todos sobre as suas decisões.
- Grupos de soldados do exército vermelho, estudantes e artistas se empenhavam no desenvolvimento de uma série de técnicas de agitprop, fazendo uso de diversas linguagens, como o cinema, o teatro, música, jornalismo etc.
- Inclusive, foi criado um trem de agitprop que levava em cada vagão uma forma diferente de agitação e propaganda: banda de música, grupo de teatro, equipamento de cinema para exibição e filmagem, um vagão biblioteca etc.
Meios, instrumentos e formas de agitprop
- Cada movimento e organização produz seus métodos e formas, de acordo com as demandas que são apresentadas a eles
- O Teatro Jornal é um método que foi desenvolvido pelos agitadores russos e exportado para a Alemanha e os Estados Unidos; e mais de meio século depois, foi reinventado por Augusto Boal no seu Teatro do Oprimido, que foi utilizado como forma de resistência às ditaduras latino-americanas.
- Ou seja: não existem métodos e formas fixas. Como se percebe, cada novo momento pode demandar a invenção de uma nova forma ou a recuperação de um método antigo.
Principais meios, instrumentos e formas de agitprop
1) Discurso em comícios relâmpagos, palestras, fala em atos públicos
2) Publicações impressas,