Felix carvalho
INTRODUÇÃO
Serão instalados terminais de computadores sustentáveis interativos à luz solar, com telas sensíveis ao toque que permitirão turistas terem acesso aos jogos da copa de 2014 e dos olímpicos de 2016.
Os terminais terão energia própria produzida por painéis solares instalados no teto O teste será em São Paulo em 2013, onde circulam uma média de 450 mil passageiros por dia, segundo os alunos da UNIP (Universidade Paulista). A expectativa é de que a experiência seja levada posteriormente a outros pontos do país, tais como aeroportos e terminais rodoviários até os jogos olímpicos de 2016.
No Metrô serão instalados terminais de computadores com sistema operacional Linux (touchscreen), sensíveis ao toque que permitirão ao usuário acessar a página e buscar, horários e datas dos jogos, mapas e além de receber as informações de pontuação de cada país.
A energia elétrica usada nos terminais não será de concessionária. O metrô terá energia própria produzida por painéis solares instalados no teto que serão responsáveis por fazer funcionar os computadores terminais. Também será instalada uma central de energia renovável, com um dispositivo que vai gerar energia elétrica por meio da captação do movimento dos metrôs, ao passarem por cima de um equipamento no solo.
* LOCALIZAÇÃO DOS TERMINAIS (com organograma)
Os terminais serão instalados em aeroportos, rodoviárias e estações de metrô, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Ficarão em pontos estratégicos para informar aos turistas sobre os jogos.
* TERMINAIS AUTO-SUSTENTÁVEIS
Os terminais serão alimentados por energia solar.
* CONFIGURAÇÕES do terminal
* SISTEMA OPERACIONAL UTILIZADO (fluxograma)
O Sistema Operacional escolhido para o projeto foi o LINUX. O Linux é de livre distribuição, compatível com o POSIX (Portable Operating System Interface - padrão usado pelas estações UNIX), ou seja, segue as indicações do IEEE (Institute of Electrical and