federal
ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS
1
SANTOS, Edenruse M S.dos - UFPB
BRITO, Débora de Carvalho - UFPB
SOUZA, Maria de Fátima V. de - FPB
1. Introdução
A nossa pesquisa de estudo surgiu a principio da proposta de um préprojeto para a formulação de nosso TCC, onde buscamos fundamentações teóricas voltadas a Educação Inclusiva para os alunos deficientes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nossa fonte de pesquisa deu-se a partir de documentos da Constituição
Educacional Brasileira, LDB, a Declaração de Salamanca, a VI CONFINTEA, e autores como Paulo Freire, Pacheco, Omote, e outros, como também pesquisas de sites e artigos públicados.
O presente trabalho busca desenvolver reflexões teóricas acerca da
Educação Inclusiva, como direito das pessoas com deficiências no contexto educacional e analisar as políticas públicas no campo da educação no que diz respeito ao acesso dos alunos da EJA com deficiência.
Como estudantes do Curso de Pedagogia e atuantes na Educação da
EJA, temos percebido que estes alunos com deficiência embora estejam matriculados na rede pública de ensino, de certa maneira não estão incluídos no contexto vivencial da escola na qual estão matriculados.
1.1 A Educação Inclusiva
A Educação Inclusiva é entendida como uma concepção de educação que envolve um pensar e fazer diferente no sistema educacional. Seu objetivo é ofertar os saberes sistematizados e acumulados ao longo da história da humanidade a todas as camadas sociais, propiciando aos sujeitos a autonomia de pensamento.
1
Graduandas do 5º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
A educação inclusiva é entendida, ainda, como uma educação direcionada a todos e todas que desejam ingressar no espaço escolar sob a perspectiva do conviver com as diversidades, todos os integrantes da escola teriam mais benefícios do que perdas, desde que estejam amparados por recursos físicos e humanos de qualidade,