Fecunda O
A fecundação é o nome dado para a união do gameta masculino com o gameta feminino.Esse processo ocorre na tuba uterina em até 36 horas após a ovulação.
Durante o ato sexual o homem libera esperma aonde contém espermatozoides apenas um espermatozóide consegue entrar no óvulo, a cauda do espermatozóide se degenera e o seu cromossomo se condensa ao ovócito onde sofre meiose. Depois todo o zigoto sofre meiose, apresentando,ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos. Cerca de nove dias depois há como detectar se a mulher está grávida ou não.
Sistema Reprodutor Feminino
O aparelho reprodutor feminino, ou sistema reprodutor feminino, é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, também conhecidas como trompas de Falópio, um útero, uma vagina e uma vulva. A vagina é um canal de 6 a 10 centímetros de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero ao genital externo, conhecido como vulva. O útero une-se aos ovários pelas trompas, que têm extremidades formadas por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos das trompas fazem com que os óvulos, produzidos nos ovários, sejam transportados pela trompa. Uma vez por mês, ocorre a liberação de um óvulo, após um processo de desenvolvimento e maturação. Essa massa celular transforma-se em corpo lúteo ou amarelo. Quando não ocorre a fecundação, esse corpo lúteo percorre o caminho da trompa até o útero e é eliminado junto com a camada interna do útero, chamada endométrio, formando a menstruação. Quando o corpo lúteo é fecundado por um espermatozoide que alcança a trompa, forma-se uma nova célula, com dois pró-núcleos, que se desenvolve e tem suas células multiplicadas, tornando-se depois uma mórula, em seguida um blastocisto e, finalmente, um embrião, que irá se fixar no útero e iniciar seu processo de desenvolvimento ao longo da gestação.
Sistema Reprodutor Masculino
O aparelho reprodutor masculino, ou sistema reprodutor masculino, é formado por testículos, epidídimo,