Fecundação Fecunda
A Célula de Produção caracteriza-se como uma forma de organização que procura a integração como meio para alcançar um objetivo, integração entre os operadores envolvidos diretamente com os postos produtivos e destes com os postos de apoio direto e indireto.
Este tipo de organização tem sido adotado em outras fábricas com o nome de “Ilhas de produção” e cada uma tem suas características próprias.
Para conseguir-se esta integração, faz-se necessário um aumento da autonomia dos operadores na organização de suas tarefas diárias, em todos os níveis: planejamento, aprovisionamento, “Set-Up”, regulagem e outros assuntos inerentes ao seu posto de trabalho, ou seja um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.
Embora não tenha sido criado na Toyota, a célula de produção é prática corrente em ambientes de produção lean (produção enxuta). O princípio deste tipo de implantação, que inicialmente foi associado à Tecnologia de Grupo, baseia-se em agrupar em “famílias”, produtos similares em termos de requisitos tecnológicos e atribuir a cada uma um grupo de máquinas e/ou equipamentos com capacidade de produzir todos os produtos da mesma família.
Expectativas quanto às Células de Produção
Dos Homens
Da Empresa
Trabalho em equipe
Melhoria da qualidade
Aumento da responsabilidade
Redução do absenteísmo
Aumento da competência profissional / salário
Aumento da flexibilidade
Melhor ambiente de trabalho
Melhoria da produtividade
Possibilidade de aprimoramento profissional
Melhor organização
Melhores condições de trabalho
Melhor utilização das máquinas
Comprometimento nos objetivos
Redução dos refugos Aumento da reatividade
Passos para criação de Células de Produção
Os passos necessários para implantação de Células de Produção são os seguintes:
Agrupar os produtos por famílias: este passo consiste em juntar, num mesmo grupo, os produtos que apresentam necessidades de processamento