Fecunda O
Depois de inúmeras transformações, o folículo amadurece e libera o óvulo. A liberação do óvulo é a fase final de toda a evolução dos folículos. Mas, dos 500.000 folículos que, ao nascer, a menina apresenta em ambos os ovários, apenas 400 vão conseguir passar por completo desenvolvimento e chegar a amadurecer e liberar o óvulo. Os demais degeneram sem produzir óvulos. Quando uma adolescente atinge a puberdade, uma parte considerável desses folículos já se apresenta degenerada.
A Vida de um Folículo O folículo estando dentro do ovário apresenta três fases de maturação.
Na fase inicial, são denominados folículos primários. Cada folículo constitui-se de uma única célula central, imatura - o ovócito - cercada por uma fina camada de células achatadas. Esse estado dura anos. Por volta dos nove anos, idade em que se inicia o período que prepara a puberdade, os folículos primários começam a dirigir-se lentamente para a superfície dos ovários.
Na puberdade, em torno de 11 a 13 anos, entram um a um em processo de amadurecimento, em cada ciclo menstrual. Começa então a segunda fase da vida do folículo. A camada celular que envolve o oocisto diferencia-se em duas: uma camada interna, granulosa e outra externa, chamada teca. A partir desse momento, o folículo começa a aumentar de volume na superfície do ovário. Paralelamente, o oocisto se desenvolve e se transforma no óvulo. Em cada ciclo menstrual, apenas um dos inúmeros folículos