ATPS Pesquisa Em Servi O Social
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
(Atividades de Práticas Supervisionadas – ATPS)
PROFª - TUTORA EaD: Edilene Xavier Rocha Garcia PRESENCIAL: Ivanda Martins de Souza Silva TAGUATINGA- DF 2014
Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.
A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
A Metodologia científica é uma disciplina que estimula o aprendizado, levando o aluno a tirar o melhor proveito de uma leitura, da análise e interpretação dos textos pesquisados, o que vai ajudar na originalidade dos textos acadêmicos, sempre fundamentados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A Metodologia científica é uma disciplina que faz parte do currículo dos cursos de graduação, com o objetivo de auxiliar na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL O profissional de Serviço Social trabalha para manter o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. É de responsabilidade do Assistente Social integrar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Acompanhar essas crianças, analisar a situação e criar um ambiente saudável, até que a família e a criança estejam prontas para retornar ao convívio.
De acordo com a lei, Assistentes Sociais:
• realizam estudos e