Tundra 4 Final 2
A Tundra é o último bioma antes do frio congelante e inóspito, onde apenas pequenas vegetações se desenvolvem. Sendo um tipo de vegetação rasteira tipicamente coberta por gelo durante grande parte do ano. Por vezes a Tundra é classificada em dois tipos diferentes: a tundra alpina, encontrada no alto de montanhas em diversos países e a tundra polar geralmente encontrada em regiões árticas.
Tundra Alpina
A tundra alpina é encontrada em vários países que se encontram em regiões de altitudes elevadas e situa-se no topo das altas montanhas. É muito fria e ventosa e não tem árvores, um bioma pouco sazonal (temperatura, precipitação). Ao contrário da Tundra Ártica, o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais. Apresenta dias com aproximadamente 12 horas de luz no ano todo e radiação intensa em algumas horas do dia. Sua temperatura varia muito ao longo do dia. Essa vertente da tundra manifesta ervas, arbustos e musgos, tal como a tundra ártica. Encontram-se animais como as cabras da montanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insetos (gafanhotos, borboletas e escaravelhos)
Tundra Polar A tundra é encontrada geralmente em regiões de altas latitudes que são as regiões polares, especificamente a tundra está localizada em sua maioria próxima ao polo norte , principalmente no norte do Canadá, da Europa e da Ásia, toda essa região está associada a baixíssima temperatura e também ao um baixo índice de precipitação, e é justamente isso que vai determinar as características da tundra relacionadas tanto ao tipo de vegetação quanto ao tipo de fauna que irá se desenvolver neste ambiente.
Vegetação (flora) Se desenvolvem na tundra alguns tipos de capins, também muitos liquens e musgos, e ainda algumas gramíneas que são angiospermas do tipo monocotiledôneas, e também alguns pequenos arbustos que também