Tundra e Taiga
DEPTO DE ENGENHARIA
TUNDRA E TAIGA
São Paulo
2013
Introdução
Este trabalho de pesquisa refere-se a tipos de climas e paisagens vegetais, especificamente a tundra e taiga. Com este trabalho, pretendemos aprofundar mais acerca do que engloba o bioma que é um conjunto de diferentes ecossistemas, comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.
Será estudado o clima polar especialmente no extremo norte da América, em que temperaturas médias anuais são negativas, com a ocorrência de neve praticamente o ano todo e desenvolve-se a tundra, vegetação formada de musgos e liquens; e o clima frio ao norte do continente americano, nas altas latitudes, ao sul da região de clima polar, no Canadá, prevalece o clima frio, onde nessas áreas os invernos são extensos e as temperaturas estão sempre abaixo de zero grau e nessas regiões desenvolvem-se a taiga, constituída fundamentalmente por coníferas, muito explorada economicamente.
1. Tipo de Clima
Na América, os fatores que exercem influência no clima interagem em diferentes combinações, constituindo diferentes tipos climáticos que se espalham por todo o continente americano, sendo os climas polar e frio.
Clima polar
No extremo norte da América, onde o clima polar é dominante, as temperaturas médias anuais são negativas, com a ocorrência de neve praticamente o ano todo. Por essa razão, o solo está sempre coberto de gelo e neve. Durante os meses do verão polar desenvolve-se a tundra, vegetação formada de musgos e liquens (seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo “micobionte” e uma alga ou cianobactéria “fotobionte”).
Clima frio
Ao norte do continente americano,