Climas polar e frio (tundra e taiga)
No extremo norte da América, onde o clima polar é dominante, as temperaturas médias anuais são negativas, com a ocorrência de neve praticamente o ano todo. Por essa razão, o solo está sempre coberto de gelo e neve. Durante os meses do verão polar desenvolve-se a tundra, vegetação formada de musgos e liquens.
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/?pg=11
Este clima apresenta temperaturas médias mensais negativas na maior parte dos meses do ano. A amplitude térmica anual é muito elevada (a rondar os 30°C). Os Invernos são extremamente frios e longos e os Verões são muito curtos e pouco quentes. A precipitação anual é escassa, ocorrendo a maior parte do ano na forma de neve e concentra-se no período menos frio.
Nestas regiões a tundra surge como o bioma característico. A tundra é uma formação vegetal muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquenes, podendo, por vezes, surgir na tundra, alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. Uma característica marcante da tundra é o seu tipo de solo - o permafrost (solo permanentemente gelado) - que dificulta o crescimento de raízes a a absorção de nutrientes minerais.
A fauna é fortemente condicionada pelas duras condições climáticas e pela falta de alimentos. Mas apesar destas condicionantes ela é abundante, sendo os mamíferos como as renas, os caribus, as lebres, os lobos e as raposas árticas, os ursos, as martas, as morsas e as lontras os animais que fizeram destas regiões o seu habitat.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/clima-polar/clima-polar.php
A parte continental caracteriza-se por uma grande pobreza biológica. A vegetação se limita a alguns musgos e liquens, em tufos dispersos, nos lugares favoráveis, a pouca distância do mar. A faixa litorânea é o limite de toda vida antártica.
O interior é inteiramente sem vida. Seus ocupantes são alguns insetos e sobretudo, aves. Desta, apresenta maior adaptação ao intenso frio da