Taiga
A Tundra é um tipo de bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, nas regiões próximas ao Ártico, mais precisamente no norte da América, da Europa e em outras localidades, como o Alasca e a Sibéria.
O seu nome advém da palavra finlandesa “Tunturia”, que significa “planície sem árvores”, o que já confere certa noção sobre como é esse tipo de vegetação e o seu ambiente.
Por vezes a Tundra é classificada em dois tipos diferentes: a tundra alpina Esse tipo de tundra pode ser encontrado em diversos países, mais precisamente nos pontos mais elevados das montanhas. Nessas áreas a temperatura é muito baixa, com ocorrência de intensos ventos, são identificados arbustos, ervas e musgos, entre os quais vivem alguns animais, como cabras da montanha, alces, marmotas e insetos.
TUNDRA ÁRTICA: Começa a surgir na região sul dos gelos polares do ártico, ela se amplia pela Escandinava, Sibéria, Groenlândia, Alasca e Canadá.Fica situada perto do polo norte e por esse motivo a tundra não recebe muita luz nem muita chuva, fazendo com que seu clima seja frio e seco e que seu solo fique gelado e todo coberto de neve a maior parte do ano.
O solo da tundra é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
A vegetação se desenvolve apenas no verão, que dura de dois a três meses por ano, com temperatura máxima de 10oC. Nos outros meses do ano, a tundra permanece congelada, atingindo -20oC.
Na tundra, a vegetação que consegue sobreviver são plantas de pequeno porte, como musgos, líquens e arbustos, que servem de alimento aos animais que ali vivem. Nesse