biologia
Esta região forma uma banda quase contínua (com a largura de 1500 km) ao longo do hemisfério Norte. No Norte faz fronteira com a Tundra e a Sul com a Floresta Temperada. O clima é fortemente influenciado pelas massas de ar frio polares. Os Invernos são muito frios, com temperaturas médias abaixo do – 7ºC. A cobertura de neve pode durar mais de 6 meses pelos dias curtos de Inverno. Os pequenos Verões são mais quentes, com temperaturas acima dos 15ºC. As precipitações anuais raramente excedem os 500 mm.
O período de crescimento das plantas varia entre 100 a 160 dias.
A vegetação é dominada por resinosas, como as píceas, abetos e pinheiros. Nalgumas áreas domina apenas uma espécie, sendo a Picea picea o melhor exemplo, cedendo a dominância para o Pinus sylvestris nas zonas mais secas. Determinadas manchas e ao longo dos rios surgem folhosas, como a Betula pubescens. Como arbustos surgem várias espécies do género Salix e da família
Taiga e/ou floresta boreal
Zona do bioma de Taiga.
A Floresta Boreal também conhecida por Floresta de Coníferas, ou ainda Taiga, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.
Localização – ocupa uma faixa situada ao sul do Círculo Polar Ártico, tanto na Eurásia quanto na América do Norte, constituindo cerca de 38% das florestas do Planeta.
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de