Ensaio de tração com extensômetro
DISCIPLINA DE LABORATORIO DE MATERIAIS E METALOGRAFIA
EXTENSÔMETRO
Introdução:
Este trabalho refere-se aos resultados do ensaio de tração com extensômetro, realizado no Laboratório de Ensaios Mecânicos da Universidade de Caxias do Sul, onde foi usado um corpo de prova com dimensões padronizadas, com o material AÇO SAE 4340.
Serão relacionados as principais características do material citado e seu comportamento durante o ensaio.
Apresentaremos os métodos utilizados, assim como as principais características do AÇO SAE 4340 e os gráficos gerados pelos ensaios realizados em aula.
Objetivos:
Determinar através do ensaio de tração realizado no Laboratório de Ensaios Mecânicos da Universidade de Caxias do Sul, tabelas de dados e gráficos comparativos do módulo de elasticidade e a tensão de escoamento, do corpo de prova AÇO SAE 4340.
Materiais e métodos:
O aço SAE 4340 tem como características alta resistência mecânica, elevada temperabilidade, baixa usinabilidade, baixa soldabilidade, alta tenacidade. A dureza superficial temperada, varia de 55 a 60 HRc. As propriedades deste aço podem ser melhoradas pelo processo de nitretação. Aplicações: Utilizado na fabricação de eixos, bielas e virabrequins, e peças com alta solicitação mecânica; na Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos.
As normas técnicas mais utilizadas pelos laboratórios de ensaios provêm das seguintes instituições:ABNTASTM, DIN, ISO, SAE, COPANT. Máquina de Ensaios Mecânicos: que tem a função de exercer a força de tração ou compressão de forma linear e gradativa no corpo de prova.
Extensômetro: aparelho fixado diretamente ao corpo de prova e responsável por fornecer a leitura do alongamento sofrido por ele, à medida que as cargas são aplicadas pela máquina de tração.
Corpo de prova: