Ensaio de tração com extensometro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENSAIO DE TRAÇÃO COM EXTENSÔMETRO
CAXIAS DO SUL, Julho de 2012.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se ao ensaio de tração com extensômetro, realizado em aula, no Laboratório de Ensaios Mecânicos da Universidade de Caxias do Sul, onde foi usado um corpo de prova com dimensões padronizadas, com o material AÇO SAE 4340. O objetivo geral do trabalho é apresentar através do ensaio de tração com extensômetro, o módulo de elasticidade e a tensão de escoamento. Este ensaio foi realizado da seguinte forma: à medida que eram aplicadas as cargas, eram lidos os alongamentos correspondentes anotados em uma folha de caderno em sala de aula, até a ruptura do corpo de prova.
2. CORPO DE PROVA (NBR ISO – 6892)
Aço SAE 4340 O aço SAE 4340 tem como características alta resistência mecânica, elevada temperabilidade, baixa usinabilidade, baixa soldabilidade, alta tenacidade. A dureza superficial temperada, varia de 55 a 60 HRc. As propriedades deste aço podem ser melhoradas pelo processo de nitretação.
Aplicações: Utilizado na fabricação de eixos, bielas e virabrequins, e peças com alta solicitação mecânica; na Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos.
Condições normais de fornecimento: Barras laminadas sem acabamento mecânico, nos formatos sextavados, retangulares, redondos e quadrados.
Composição química conforme SAE – J404:
[pic][pic]
Propriedades mecânicas (temperado e revenido a 40 hrc): ➢ Resultados encontrados nos cálculos em sala de aula.
Modulo de Elasticidade: 204,631 Mpa
Tensão de ruptura de tração / compressão → 1855 MPa
Tensão de escoamento → 1550 Mpa
Alongamento → 12 %
3. NORMAS ADOTADAS PARA A REALIZAÇÃO DO ENSAIO
Quando se trata de realizar ensaios mecânicos, as normas mais