Taiga
|
A taiga (ou floresta de coníferas), só se pode encontrar no Hemisfério Norte, adapta-se aos climas frios e de pouca humidade. Abrange um pouco da América do Norte, Europa e Ásia. Devido às temperaturas extremamente baixas o solo desta floresta é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras plantas.
As preocupações em relação às questões ecológicas são atualmente bastante exploradas nos diversos meios de comunicação, nas empresas, nos governos e nas salas de aulas de todos os graus. Isto porque as reservas naturais do planeta têm sido ameaçadas por um conjunto de ações humanas, principalmente em decorrência do enorme crescimento populacional do último século e modo degradante de exploração dos seus recursos. O consumo exagerado em muitos países do hemisfério norte, aos trópicos, juntamente com a expansão agrícola e a poluição alteram os ciclos biogeoquímicos e climáticos da terra. A biodiversidade sofre com a irreversível extinção de espécies. Embora, a “crise das espécies” seja por si só um fato grave, outra crise, a dos biomas, preocupa ainda mais, pois resulta na perda dos ambientes naturais onde as espécies nascem e desenvolvem-se.
Para reconhecer os diferentes biomas não é necessário ser um botânico. Ao sobrevoar uma área de avião você conseguiria facilmente notar, por exemplo, a diferença entre um bioma de floresta tropical, com árvores altas formando um verdadeiro tapete com suas copas, e um bioma de savana, com árvores espaçadas entre si e o solo coberto de gramíneas baixas, mesmo sem conhecer nenhuma espécie de planta.
Os biomas diferem quanto à fisionomia, estrutura, e fatores ambientais relacionados ao clima, como temperatura, quantidade e distribuição das chuvas, solo e altitude.
O presente trabalho tem como objetivo descrever o bioma do Taiga, com sua localização na biosfera, características do bioma, limites com outros biomas, sua teia