Taiga
Estudos revelam que grandes partes do taiga na América do Norte, já foram cobertas por geleiras no passado. Essas geleiras retrocederam, deixando depressões na topografia. Como a precipitação é moderada elevada, estas depressões são freqüentemente cheias com água da chuva, criando pântanos e lagos.
O solo do taiga é similar àquele da tundra. Por causa das temperaturas ásperas durante o inverno, algumas partes do taiga possuem o subsolo permanentemente congelado ou uma camada gelada de solo. A água da precipitação e da neve de derretimento em estações mais mornas não pode escoar pelo subsolo, assim como na tundra. Outras áreas que não têm o solo congelado, possuem uma camada de rocha dura que remanesce perto da superfície. Como no subsolo congelado, esta rocha densa impede que a água escape da superfície e, deixa conseqüentemente o solo encharcado nas estações da primavera e do verão.
Como as coníferas são as plantas dominantes no taiga, o solo é composto principalmente por folhas (as folhas dessas árvores possuem a forma de agulha, o que é uma adaptação para reduzir a transpiração). Estas agulhas são revestidas por uma espécie de cera, perfumadas e necessitam de longos períodos para se decompor, devido a isto, a formação do solo se dá de forma lenta. As folhas das coníferas, durante sua decomposição, liberam um ácido no solo tornado-o muito infértil, onde poucas