Taiga e Tundra
Introdução
A Tundra e a Taiga são biomas típicos das regiões temperadas e frias. Formada há cerca de 10 mil anos, a tundra é o bioma mais jovem e mais frio da Terra. A maior área de ocorrência desse bioma são em regiões próximas do oceano Glacial Ártico. Devido à localização dos lugares onde se forma, também é chamada tundra polar.
A Taiga também é chamada de floresta boreal, porque ocorre apenas no hemisfério norte, entre as latitudes de 50° e 60°N. Nessa região, a incidência dos raios solares é um pouco menos inclinada do que na região da tundra.
Tundra
Por vezes a Tundra é classificada em dois tipos diferentes: a tundra alpina, encontrada no alto de montanhas em diversos países e que difere da tundra ártica pelo tipo de solo bastante permeável.
O solo da tundra é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais. O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
Mesmo assim, a tundra é essencial para a manutenção de muitas espécies como os bois almiscarados que quase foram extintos, e hoje ocupam regiões do Canadá, Alaska e algumas regiões da Europa, lebres árticas, lemingues (roedores encontrados na Europa, Rússia, Mongólia e América do Norte), renas, caribus, arminhos, raposas árticas, lobos, corujas-das-neves, perdizes-das-neves, entre outros. Tanto quanto as plantas, os animais da tundra desenvolveram mecanismos para resistir ao frio intenso como migrar para regiões mais quentes durante o inverno.
A vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos. Essas espécies, no