1 Relat Rio
Recensão Crítica
“Spiderman vs Angry Birds – A batalha final”
Seminário ministrado pela Carla Esteves e pela Sofia Aguiar.
Consultoria em Licensing
Síntese do Seminário
Sofia Aguiar – “Novas Tendência vs Clássicos”
Clássicos
“Todas as tendências que já existiam no mercado e das quais todas as pessoas ouviram falar.” Como exemplo de um Licenciamento “clássico” temos o Spider-Man.
Novas Tendências
São aquelas que surgem no momento, que surgem de repente.
Como exemplo de licenciamento “novas tendências” temos o Angry Birds.
Marvel e o Licenciamento
Se os proprietários da Marvel não tivessem aderido ao licenciamento, o Spider-Man, e muitas outras personagens, nunca teriam saído dos “Comic Books”.
A Marvel não tinha conhecimento para desenvolver milhares de produtos relacionados com as suas personagens como: roupa de cama para crianças, calçado, entre outros. Por este motivo a marca optou por enveredar pelo licenciamento e assim criar diversas categorias de produto que até então não existiam.
Angry Birds e o Licenciamento
Angry Birds não nasce nos livros de banda desenhada mas sim de uma App de telemóvel. A app foi um sucesso e tornou-se rapidamente num fenómeno à escala mundial.
Com tanta exposição mediática foram vários os agentes interessados em licenciar a marca. Os proprietários da marca tiveram visão e aceitaram que a marca fosse entregue ao mundo do “licensing”.
Graças ao licenciamento da marca, Angry Birds tem hoje uma vastidão de produtos.
“Spider-Man, o clássico com mais de 50 anos”
Nasce em 1962 e tem evoluindo constantemente ao longo dos anos. A sua imagem foi se alterando subtilmente ao longo destes 50 anos uma vez que a marca Spider-Man necessita de estar sempre a inovar para criar novos produtos e para continuar presente na mente dos consumidores.
Contudo, nem tudo é perfeito neste mundo e dizia-se no ano 2000 que o “Spider-Man” tinha morrido. A Marvel, apercebendo-se dessa realidade, decide lançar, em 2002, um filme como