Resumo 02 Aprendendo a Entrevistar
ANÁLISE CRÍTICA DIRIGIDA1
POR:
THED FERNANDES MACHADO2
DANIEL MASCARENHAS3
RODRIGO ROCHA DE JESUS4
1 OBJETIVO/NATUREZA
Demonstrar a importância da entrevista como técnica de coleta de dados, utilizando entrevistas, discorrendo sobre as vantagens e desvantagens de seus tipos bem como sugestões acerca da utilização do método científico para a coleta de dados que é utilizada nas ciências sociais.
2 METODOLOGIA
O Texto é um artigo, dividido em quatro partes, onde o autor apresenta os aspectos históricos, delimita a pesquisa bibliográfica, considerando que a observação em campo ajuda o pesquisador a identificar e obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não tem consciência, mas que orientam seu comportamento. Na terceira parte apresenta as várias formas de entrevistas, concluindo com sugestões de Bourdieu para a realização das pesquisas científicas.
3 RESULTADOS/PARTE DO TRABALHO/CONSIDERAÇÕES
Os autores conseguem transmitir a mensagem ao apresentar os tipos de entrevistas (entrevista projetiva, entrevistas com grupos focais, história de vida, entrevista estruturada, aberta e semiestruturada). A necessidade de escolher as pessoas que serão investigadas são fundamentais, pois é através disto que se obtém uma boa pesquisa.
4 CONCLUSÃO
Os autores não pretenderam discutir amplamente sobre as técnicas de pesquisas. O objetivo principal foi tornar possível algumas confrontações entre as diferentes formas de entrevista, mostrando que todas trazem limitações sobre as quais o pesquisador deve ter cuidado.
5 CRÍTICA AO OBJETIVO
A apresentação sobre as técnicas de coleta de dados, permite que o leitor consiga elaborar pesquisas com resultados mais satisfatórios, pois foi demonstrado de forma clara e simples os objetivos