febre maculosa
Introdução
O primeiro caso registrado de febre maculosa foi em 1899 na região montanhosa do noroeste dos Estados Unidos. Esta doença está amplamente distribuída por todo o território dos Estados Unidos, com exceção do Havaí, como no sul do Canadá, América Central, México e regiões da América do Sul. Entre 1981 e 1996, esta doença foi notificada em todos os estados norte americanos, exceto nos estados do Havaí, Vermont, Maine e Alasca.
Os primeiros casos detectados de febre maculosa no Brasil, ocorreram no ano de 1929 no Estado de São Paulo. Logo depois houve registros em outros estados como: Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O tratamento é feito com a tetraciclina que é um antibiótico ativo tanto em bactérias gram-positivas quanto nas bactérias-negativas.
A Febre Maculosa
A febre maculosa, também chamada de febre do carrapato é uma doença febril aguda , causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que são bactérias procariótica que tem como seu principal vetor o carrapato-estrela ou carrapato-de-cavalo como também é conhecido. A doença é transmitida pela picada do carrapato da espécie Amblyomma cajennense e recebe o nome em outros países de "tifo de carrapato".
A bactéria Rickettsia rickettsii é obrigatoriamente intracelular, ou seja ela só se reproduz no interior da célula do hospedeiro sobrevivendo brevemente fora do hospedeiro. Os humanos são hospedeiros intermediários. Pertence à mesma família da Rickettsia prowazekii, bactéria causadora do tifo.
A rickettsia causa infecção que danifica a permeabilidade dos capilares, resultando numa erupção cutânea denominada exantema
Em casos mais graves da doença, focos de