febre maculosa
Faculdade UnB
Curso: Gestão Ambiental
Matéria: Introdução à Saúde Pública e Ambiental
Professor: José Carlos Passos
EXPANSÃO URBANA E RISCOS DE INFECÇÃO PELO AGENTE ETIOLÓGICO DA FEBRE MACULOSA.
Juliana Ferreira
João Sousa
Laura Reis
Lucas Filho
Maharishe Lima
Thaina Santos
JULHO
2013
EXPANSÃO URBANA E RISCOS DE INFECÇÃO PELO AGENTE ETIOLÓGICO DA FEBRE MACULOSA.
Trabalho final da disciplina Introdução à Saúde Pública e Ambiental elaborado sob a orientação do Professor José Carlos Passos, da Faculdade UnB de Planaltina - FUP; pelos alunos (as) Juliana Ferreira , João Sousa , Laura Reis – 10, Lucas Filho – 10/0034535, Maharishe Lima – Thaina Santos- ; do curso de Gestão Ambiental.
JULHO
2013
1. INTRODUÇÃO
Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia (8). De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes. Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas. No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos (8).
À medida que as cidades vão se expandindo horizontalmente elas se tornam contínuas, plenamente integradas, e os problemas de infraestrutura urbana são comuns ao conjunto de municípios das metrópoles. Devido ao crescimento populacional as cidades precisam se expandir e novos aglomerados populacionais se formam muitas vezes sem estrutura básica e invadindo áreas naturais habitat de animais