Febre amarela
A febre amarela é doença infecciosa não-contagiosa causada por um vírus mantido em ciclos silvestres em que macacos atuam como hospedeiros amplificadores e mosquitos dos gêneros Aedes Aegypti e Haemagogus e/ou Sabethes, são os transmissores. O primeiro relato da doença é de 1648. A pessoa infectada pode apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia e hemorragias e a doença pode se manifestar de formas moderadas a graves, variando assim a intensidade dos sintomas. Não existe um mecanismo para tratar a doença, mas ela requer cuidados na assistência ao paciente tratando-se os sintomas. As únicas formas de prevenção são a vacinação e o controle de vetores como os mosquitos. A OMS (Organização Mundial de Saúdes) recomenda nova vacinação a cada 10 anos respeitando-se as contra-indicações. Neste trabalho serão vistos os principais conceitos da doença, desde o seu primeiro relato até os dias de hoje.
Introdução
O objetivo desse trabalho é realizar um maior e melhor conhecimento acerca da doença febre amarela, que é origem africana, conhecida desde 1648, é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na na América do Sul e na África. A infecção humana ocorre no indivíduo que é picado pelo mosquito contaminado. A doença não é contagiosa, porém pode ser transmitida por um vetor que pica o indíviduo contaminado e depois pica o indíviduo sádio transmitindo o flavivírus. A enfermidade é de curta duração (no máximo 10 dias) e gravidade variável podendo levar à morte. Não existe tratamento específico e a única forma de não se contaminar é prevenindo.
FEBRE AMARELA
A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (máximo de 10 dias), de gravidade variável, causada pelo vírus flavivírus.
A doença é encontrada em regiões tropicais da América do Sul e da África e considerada endêmica em 34 países, incluindo o Brasil.
“O VÍRUS DA FEBRE AMARELA É DE ORIGEM