FCS Atividade Extra 2015
Turma:
Disciplina:
CCJ0001/FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Prof.
Rogério Britto
2,0
Data: ___ /___ /___
Período:
2015.1 / Atividade Extra
Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada, "porque um homem de sua aldeia se propôs a casar com ela e lhe devolveu a honra perdida", sentenciou.
(Folha de S. Paulo, novembro de 2005)
a) Qual o fato social apresentado no texto? É anômico, patológico ou normal? Justifique.
b) Explique o conceito de c onsciência coletiva na concepção teórica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado.
O ponto de partida da sociologia de Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de pesquisa eram as ações sociais e seus significados. Neste sentido, identifique e explique os tipos de ação social verificados nos casos a seguir:
c) As cerca de 300 participantes do seminário A Mulher e a Mídia decidiram divulgar, moção de repúdio à Uniban pela expulsão da estudante Geisy Arruda, que foi hostilizada no dia 22 do mês passado por cerca de 700 colegas, por usar um vestido curto durante as aulas. Aluna do primeiro ano do curso de Turismo, Geisy foi expulsa da instituição. A socióloga e diretora do Instituto Patrícia Galvão, Fátima Pacheco, discordou da decisão e questionou o argumento da universidade de que a aluna "teria tido uma postura incompatível com o ambiente acadêmico", conforme diz a nota da
Uniban.
d) Em meio a