Fazer em cantos
FERREIRA, Débora, MATOS Leni, ESCUMBARTI Natália , SOUSA Rosana Moraes. Orientada pela professora mestra Patrícia Cardoso Soares. Curso de Pedagogia – Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba – FAC FEA - SP.
Resumo
Este estudo foi realizado com a finalidade de repensarmos a questão da infância apontando a importância do espaço escolar, concepção sobre a educação infantil e como aprimorar as práticas pedagógicas partindo do projeto da Secretaria municipal da Educação de Araçatuba denominado “Fazer em Cantos[2]” .Baseado em pesquisa bibliográfica e pesquisa in loco, e amparados na obra “As Cem linguagens da Criança”, buscamos demonstrar que, uma vez estimuladas, as crianças terão infinitas formas de agir, pensar, usar a criatividade. O artigo assim, recolhe reflexões acerca da singularidade da infância, aborda historicamente e filosoficamente o uso do ambiente físico, além dos papéis do profissional.
Palavras-chave: Criança, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas e Espaços Escolares.
1. Introdução.
Este estudo parte das explanações e observações surgidas no dia-a-dia dos debates e estudos do quarto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba-SP (FAC-FEA), assim como das questões por nós vividas e refletidas enquanto cidadãs e futuras profissionais da educação. Um estudo que se apoiou na pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender as práticas do projeto Fazer em Cantos, como aplicá-los nas escolas de educação infantil, apontar os resultados acerca das experiências vividas por professores, pais, funcionários, gestores e alunos diante desta abordagem. Faz-se o seguinte questionamento: O que é o Fazer em Cantos? Qual é a sua concepção ? A criança é capaz de construir seu espaço escolar?Qual a importância do espaço escolar no desenvolvimento infantil? Assim, este