Ciências contabeis
Contabilidade.
Acredita-se que esta ciência tem uma contribuição a ofertar aos sistemas de comunicação implantados na contabilidade governamental, esta, tem que a difícil missão de fornecer informações aos diversos tipos de usuários, sobre os atos e fatos ocorridos nas instituições públicas brasileiras.
A contabilidade aplicada à administração pública é ramo das diversas especialidades da contabilidade geral que deve subordinar-se os princípios e doutrinas observados pelos demais ramos da contabilidade.
Atualmente, a contabilidade pública, apesar do desenvolvimento e aperfeiçoamento ocorrido nas últimas décadas, ainda apresenta sérios problemas no que tange a evidenciação de informações apresentadas nas suas respectivas demonstrações.
Neste sentido, o trabalho propõe investigar o nível de compreensibilidade das terminologias contábeis apresentada nas demonstrações contábeis adotada pela administração pública. Define-se como usuário da informação o corpo docente do Departamento de Ciências
Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana.
A Abordagem agente/principal e as dificuldades do accountability.
Tem sido difundida a idéia de que o Estado pode e deve desempenhar um papel relevante na promoção do desenvolvimento econômico, no aumento da competitividade das forças produtivas nacionais e, conseqüentemente, na inserção destas no mercado internacional. Neste sentido, ainda permanece o questionamento de que medida o Estado deve interferir na sociedade, de maneira que não exceda os limites do ótimo.
Os teóricos reformuladores têm se utilizado da teoria da escolha racional e da