Transporte manual de cargas
Transporte manual de cargas
O transporte manual de cargas é uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, sendo responsável por um grande número de lesões e acidentes do trabalho. Estas lesões, em sua grande maioria, afetam a coluna vertebral, mas também podem causar outros males como, por exemplo, a hérnia escrotal.
A figura ao lado mostra a técnica correta para o levantamento de cargas (caixa, barra, saco, bandejas, etc.). O joelho deve ficar adiantado em ângulo de 90 graus. Braços esticados entre as pernas. Dorso plano. Queixo não dirigido para baixo. Pernas distanciadas entre si lateralmente. Carga próxima ao eixo vertical do corpo. Tronco em mínima flexão.
Na figura da direita, a técnica indicada para a movimentação lateral de carga (no caso, um barril) é a seguinte: posição dos pés em ângulo de 90 graus, para evitar a torção do tronco. No outro croqui, em que o modelo carrega uma caixa, o porte da carga é feito com os braços retos (esticados), de modo a obter menor tensão nos músculos dos mesmos.
A movimentação manual de cargas é cara, ineficaz (o rendimento útil para operações de levantamento é da ordem de 8 a 10%), penosa (provoca fadiga intensa) e causa inúmeros acidentes. Portanto, sempre que possível, deve ser evitada ou minimizada.
-------------------------------------------------
Recomendações gerais para o transporte manual de cargas * Evitar manejo de cargas não adequadas ao biotipo, à forma, tamanho e posição; * Usar técnica adequada em função do tipo de carga; * Procurar não se curvar; a coluna deve servir como suporte; * Quando estiver com o peso, evite rir, espirrar ou tossir; * Evitar movimentos de torção em torno do corpo; * Manter a carga na posição mais próxima do eixo vertical do corpo; * Procurar distribuir simetricamente a carga; * Transportar a carga na posição ereta; * Posicionar os braços junto ao corpo; * Usar