Transporte manual de cargas
Empresa:.
Engenheiro Responsável:
Técnicos Responsáveis:
Obra:
Instruções de segurança com transporte manual de carga.
Conteúdo programático:
1- Objetivo;
2- Condições;
3- Precauções;
4- Documento de referência;
5- Responsabilidade
1. Objetivo: Orientar a todos os colaboradores a forma correta de transportar e carregar cargas pesadas.
Condições Gerais:
• Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
• Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
• Manter a carga na vertical – Isso significa que o centro de gravidade da carga deve passar, o mais próximo possível pelo eixo longitudinal (vertical) do corpo.
• Manter a carga próxima do corpo – Para o transporte de carga com os dois braços, deve-se mantê-la o mais próximo possível perto do corpo, na altura da cintura, conservando-se os braços estendidos. O transporte de carga com os braços flexionados (fazendo ângulo no cotovelo) aumenta a carga estática dos músculos e cria momento em relação ao centro de gravidade do corpo, que se situa à altura do umbigo.
Recomendações para transporte de cargas, para se evitar o aparecimento de componentes de força prejudiciais à coluna:
• Cargas Simétricas: Sempre possível, deve ser mantida uma simetria de cargas, com os dois braços carregando aproximadamente o mesmo peso. No caso de cargas grandes, compridas ou desajeitadas devem ser usados dois carregadores para facilitar essa simetria.
• Usar meios auxiliares – Os meios auxiliares devem ser usados para cargas de formas ou texturas que dificultem o manuseio. Isso inclui o uso de luvas, ganchos, cordas, correias e