Fazenda São pedro crescer ou não crescer.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar a empresa familiar “Sucos Fazenda São Pedro” que se encontra em uma situação muito delicada: crescer ou não crescer. Seu Oswaldo é o proprietário da fazenda e necessita fazer uma mudança, mas com pontos divergentes, seus dois filhos. Os dois são formados na área porem com pensamentos opostos quanto ao futuro da empresa. João pretende expandir os negócios, já José não tem certeza de que investir em crescimento será o melhor para a empresa. Por isso apresenta-se uma análise das propostas de João e José com seus aspectos positivos e negativos, fazendo comentários a fim de ajudar nas decisões a serem tomadas pelo atual proprietário da fazenda.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa familiar se caracteriza por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por apresentar aspectos positivos e negativos. Positivos, podemos citar: funcionários interessados e sistema de decisões rápidas, já os pontos negativos destacam-se a falta de planejamento a médio e ao longo prazo e falta de preparação profissional para a produção.
Mesmo com pontos negativos na empresa, os filhos do Sr. Oswaldo são formados em Administração de Empresas e que são eles que estão tentando ampliar a empresa, aumentar a produção, expandir mais o mercado com outros sabores de sucos.
São dois filhos trabalhadores, mas com um pensamento diferente do outro, José pretende deixar a empresa desse jeito, compensação João é sonhador e gostaria de mudar radicalmente a empresa.
Observamos que João tem uma boa visão estratégica, apresenta um plano de crescimento para a empresa ele deseja expandir a área de abrangência do produto, contratar entregadores á domicílio, abrir um escritório em São Paulo, contratar mais funcionários, trocar o maquinário da empresa para