faz doido
Oxidação: consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento, através de reação com o oxigênio. Essa reação destrói a estrutura cristalina do mineral.
Hidratação: consiste na i ncorporação de água à estrutura mineral, formando um novo mineral.
Dissolução: consiste da sulubilização completa de alguns minerais por ácidos.
Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos, quando elas entram em contato com a água, os silicatos sofrem hidrólise e dessa reação resulta uma solução alcalina.
Acidólise: é a reação de decomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos que diminuem muito o pH das águas, complexando e sulubilizando o Fe e o Al.
Todas as reações do intemperismo químico envolvem água, portanto não é necessário citar a solução como um processo peculiar do intemperismo, pois soluções na água é sempre parte do intemperismo químico.
Material carbonático, calcítico muitas vezes, ou de nitrato de sódio entre outros sais derivado de intemperismo químico em climas áridos que se acumula localmente em camadas, permeando e cimentando fragmentos residuais e solos dessas regiões.
Conclusão
Foi visto que o intemperismo é um processo fundamental para a formação do relevo, devido aos seus variados processos de formação. Cada processo foi retomado em conta do seu anterior, ou seja, todos os processos pode – se