Higiene Pessoal
Bons hábitos de higiene, além de promoverem a saúde, ajudam na prevenção de muitas doenças infecto-contagiosas, que geralmente são encontradas em locais inadequados provenientes de baixos padrões de higiene. Através da conscientização da população e implementação de padrões de higiene essas doenças podem ser prevenidas.
Os hábitos de higiene podem ser: pessoais quando temos asseio e cuidado com o nosso corpo como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos; coletivo quando se trata de um conjunto de normas para se evitarem doenças, como a gripe A; e o ambiental na limpeza dos ambientes e na preservação de ruas, rios e etc.
Para se ter uma vida saudável, é preciso, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene.
Para isso são necessárias algumas atitudes como: escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental; tomar banho, lavar os cabelos, limpar as orelhas, limpar a cavidade do nariz, cortar as unhas, lavar as mãos sempre que estiverem sujas ou suadas, dentre outras.
Muitas crianças não gostam de tomar banho nem de lavar os cabelos, choram nessa hora, fazendo com que o momento se torne desagradável. Tomar banho, ao contrário do que pode parecer, traz bem-estar para o corpo, deixando-o fresco e limpo.Além disso, é ótimo para relaxar. Durante o banho é importante que todas as partes do corpo sejam lavadas, da cabeça aos pés.
É importante também verificar se não há piolhos e lêndeas na cabeça, pois eles causam coceira e irritação, podendo passar para a cabeça de outras pessoas. Os piolhos gostam de cabelos e cabeças sujas, por isso é importante mantê-los limpos, penteados e