Fayol
Conclusão pessoal
Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativa. Isto é, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.
Conceito
O engenheiro francês Jules Henri Fayol lutou mais de 30 anos tentando salvar da falência uma industria de mineração e aço. Seu esforço não foi em vão, pois adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta divisão é até hoje predominante no processo de departamentalização das organizações.
1. Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa; 2. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação. 3. Funções Financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de Segurança: relacionadas com a proteção e preservação de bens.
5. Funções Contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas: coordenam e sincronizam as demais 5 funções da empresa. Dentro das funções administrativas, Fayol os 5 elementos fundamentais que todo o administrador deveria dominar:previsão, organização, coordenação, comando e controle. Estes elementos são memorizados pela sigla:
Ele também enumerou as 6 qualidades de um administrador. Atenção para