Ideb em escolas públicas
O presente trabalho versará sobre o IDEB nas escolas públicas, trazendo reflexões pertinentes sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE). Esse órgão é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC). Para garantir, possibilitar e monitorar a qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O IDEB é um tipo de avaliação externa, por sua vez, propicia o olhar de quem está no comando das ações e implementação de novas possibilidades ou alternativas que propiciem avanços na qualidade do ensino, ou seja, procuram mostrar a realidade em que a educação se encontra ao mesmo tempo em que busca novas possibilidades de investimentos que possibilitem a melhoria da qualidade não só do ensino.
Mas da aprendizagem dos alunos, focando nas dificuldades que eles apresentam e porque apresentam, avaliando-os pela cobrança dos conteúdos por eles aprendidos, mas pelo raciocínio de como chegam aos resultados dos problemas apresentados nas provas, e ainda pelos questionários socioeconômicos aos quais são submetidos e que são capazes de mostrar a realidade de grande parte da população brasileira. Para melhor reflexão e experiência, foram desenvolvidas pesquisas realizadas entre dois (2) gestores pedagógicos de escolas diferentes, uma das escolas no qual desenvolvi a pesquisa foi a Escola Municipal Manoel Melo de Abreu e a segunda Escola Municipal Elisa Abreu.
Com base nas pesquisas realizadas, tive a oportunidade de observar que, após o lançamento do IDEB nas escolas onde a pesquisa foi realizada houve uma melhora não muito satisfatória. A maior dificuldade para se ter um ensino de qualidade na escola pública, não é só a