Fauna semana da natureza
A palavra fauna é o termo usado para representar o coletivo para a vida animal em uma determinada região (floresta, país, ecossistema específico).
O Brasil possui o maior patrimônio de biodiversidade do mundo: Existem mais de 100 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8200 espécies de vertebrados, mais detalhadamente, são 713 mamíferos; 1826 aves; 721 répteis, 875 anfíbios, 2800 peixes continentais e 1300 peixes marinhos.
Seria de nossa responsabilidade gerenciar corretamente para que não houvesse o risco de extinção de muitas destas espécies, porem não é exatamente o que acontece, destas espécies citadas, 627 estão listadas como ameaçadas de extinção.
O território brasileiro tem essa biodiversidade devido a sua grandiosa área verde, por exemplo, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado entre outros. Porém, sua biodiversidade pode estar se perdendo devido ao desmatamento, áreas nativas estão sendo derrubadas para serem construídos condomínios, ou até mesmo para prática ilegal da venda de madeira, mas os maiores causadores destas espécies estarem em risco de extinção é o contrabando de animais silvestres e a queimada.
Animais que são pegos ainda filhotes de seus habitats são colocados dentro de caixas, gaiolas ou em qualquer lugar para que passe pela segurança em aeroportos, ou nas fronteiras por onde é comum pegar (quando pegos) os contrabandos.
A venda de animais silvestres em mercados negros é mais comum nesta área, mesmo sendo crime, contrabandista se arriscam a entrar em matas para capturar o que varia de aves, a mamíferos e até mesmo répteis, porém muitos dos animais não chegam vivos por conta dos maus tratos que recebem no caminho.
Outro fator são as queimadas, mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas ateiam fogo em terrenos baldios para a limpeza da área onde para criação de gados, ou até mesmo por limpar o local. Animais que são forçados a sair de seus habitats por causa das queimadas, muitas vezes