Transporte de petróleo
Engenharia de Petróleo
Transporte de Óleo e Gás
Ingrid Pereira Ccoimbra
Vitor Venturoli Cardoso
Santos
2015
Sumário
Resumo
Introdução
Objetivos
Conhecer detalhes a respeito do transporte de petróleo entre plataformas marítimas e campos, de forma que fiquem explicitas os meios usados para a prática do mesmo. Avaliar a importação e exportação de países com maior ligação ao petróleo.
Apresentar as vantagens e desvantagens do transporte de Óleo e Gás e consequentemente os impactos ambientais, sociais causados.
Justificativa
Este trabalho segue com o conhecimento científico na área da importação e exportação do petróleo, a fim de mostrar em detalhes os prejuízos do derramamento ao longo do percurso e suas consequências do mesmo, visando também a parte ambiental. A partir deste, apresentar e esclarecer o quão é importante alertar esse sistema para as empresas multinacionais, como uma solução do modo de transporte.
Referencial teórico
4.1 Transportes de petróleo INGRID
O transporte de óleo e gás pode ser realizado por algumas maneiras, depois de extraído ele é transportado a refinarias e/ou portos de embarque. Essas opções acabam afetando o preço final do produto.
4.1.1 Transporte de petróleo por Dutoviários INGRID
Composto por: Gasodutos, Oleodutos de petróleo, minerodutos e polidutos (derivados de petróleo), que não passam de “tubos” subterrâneos ou aéreos afinal, podem ser construídos em qualquer tipo de ambiente. Esses dutos interligam as refinarias com terminais e plataformas, estes veem assumindo um importante papel na indústria de P&G e podem ser classificados em transporte ou transferência, como vantagem a este modo de transporte temos as menores tarifas, o transporte de altos volumes e o transporte de líquidos, sólidos e de gás, mas como nem tudo é 100% sustentável nesse tipo de indústria temos o alto uso de energia elétrica para que se tenha os dutos em funcionamento continuo, como consequência a